quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Luxemburgo tem de renovar o estádio Josy Barthel


O presidente da UEFA, Michel Platini (à dta.), alertou o Luxemburgo para a obrigação de o país ter um estádio de futebol conforme as normas exigidas pela UEFA, sob pena de graves sanções no futuro, que poderão passar pela interdição de jogos de internacionais de clubes e selecção no país.

Platini referiu-se ao estádio Josy Barthel como "um dos piores que conheço actualmente na cena europeia, apesar de já ter marcado nele alguns golos".

O presidente da UEFA esteve esta quarta-feira no estádio da capital no âmbito de uma conferência de imprensa - na qual foi abordada a renovação do estádio Josy Barthel - acompanhado por Paul Philipp, presidente da Federação Luxemburguesa de Futebol (FLF), Romain Schneider, ministro dos Desportos e Xavier Bettel, burgomestre da capital.

Um projecto de renovação do estádio de acordo com as normas exigidas pela UEFA foi adiantado pelos responsáveis FLF, que se for aprovado pelo conselho comunal da capital e pelo Governo, terá a duração de dois anos e um custo que rondará os 40 milhões de euros.

O novo estádio terá uma capacidade para cerca de 10 mil espectadores, sem a pista de atletismo e sem as vedações metálicas existentes actualmente.

Michel Platini mostrou-se agradado com o ante-projecto que considerou "positivo e relativamente barato", mas insistiu que quer se trate de "apenas uma renovação ou de um estádio completamente novo, o importante é que ele possa servir a selecção luxemburguesa e o futebol internacional no Luxemburgo o mais rapidamente possível", sublinhando que "este é um dos piores estádios internacionais que conheço, mesmo se aqui já marquei alguns golos".

Caso os políticos e a FLF não começem os trabalhos a tempo, "mais tarde ou mais cedo, o Luxemburgo será penalizado e poderá ser proibido de organizar jogos de competições internacionais", garante o "patrão" do futebol europeu.

Xavier Bethel, burgomestre da cidade do Luxemburgo, justificou a não apresentação do designado "projecto" à imprensa porque no entender do principal responsável da edilidade da capital, embora seja favorável a uma completa renovação do estádio, "o dossiê deve ser primeiro ser avaliado e aprovado no conselho comunal da edilidade, juntamente com os outros partidos, e depois temos que nos concertar com o Governo e a FLF para o início dos trabalhos", explicou.
"Para mim não fazia sentido apresentar publicamente um projecto que não é definitivo e pode sofrer ainda algumas alterações, porque os trabalhos no Josy Barthel implicam estudos urbanísticos, de transportes, acessibilidade, comunicação, entre outros".

Por seu turno, Romain Schneider, ministro dos Desportos, garantiu que o veredicto será anunciado em Novembro deste ano, um dia antes do Congresso da Federação Luxemburguesa de Futebol.
Em caso de aprovação das obras de renovação do estádio, estas só poderão começar depois dos clubes de atletismo que utitlizam a pista do Josy Barthel serem integrados e poderem utilizar as instalações do Institut National des Sports (Instituto Nacional dos Desportos), que também deverá sofrer obras de remodelação.

Durante o período das obras de renovação do estádio, a selecção Luxemburguesa deverá ser autorizada pela UEFA a efectuar os seus jogos num dos estádios propostos pela FLF num dos países limitrofes.

Sem comentários:

Enviar um comentário