segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cristiano Ronaldo condecorado por Cavaco Silva no Palácio de Belém



O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou esta segunda-feira o futebolista internacional português Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.

No seu discurso, Cavaco Silva lembrou que "Ronaldo representa a coragem de acreditar. O sucesso de Ronaldo é o sucesso de muito trabalho. Traz alegria a milhões de pessoas e tem o condão de unir os portugueses. Homenageamos hoje o cidadão português Ronaldo conhecido no Mundo como nenhum outro".

Após a cerimónia, que se realizou no Palácio de Belém, em Lisboa, Ronaldo disse ter vivido "um momento de grande orgulho" quando recebeu a condecoração do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que justificou a decisão pelo contributo que Ronaldo tem tido na projecção internacional de Portugal.
O futebolista internacional português  disse ainda que a condecoração com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique lhe dá "motivação para trabalhar mais e melhor" no sentido de "representar Portugal ao mais alto nível".

"Obviamente é um momento especial para mim e para todos os portugueses também. Estou extremamente contente e espero continuar a minha caminhada até ao final da carreira alcançando grandes troféus e grandes êxitos, a nível pessoal e colectivo e em nome do meu país também", disse.

O avançado do Real Madrid, que mostrou a Cavaco Silva a Bola de Ouro de 2013, distinção atribuída ao melhor futebolista mundial do ano e que tinha conquistado pela primeira vez em 2008, justificou a ausência da família devido a "compromissos pessoais e profissionais".

A condecoração estava inicialmente prevista para dia 7 de Janeiro, mas foi adiada para esta segunda-feira devido à morte de Eusébio a 5 de Janeiro. A cerimónia acontece uma semana depois de o jogador ter sido distinguido com a Bola de Ouro da FIFA do ano de 2013.

No dia do anúncio da condecoração, a 3 de Janeiro, o chefe de Estado justificou a homenagem a Cristiano Ronaldo por considerar que este "tem sido um símbolo de Portugal em todo o mundo".

Sem comentários:

Enviar um comentário